Vacinação contra a gripe começa neste Sábado que será o dia "D" da campanha

Saúde

Idosos, crianças e gestantes devem tomar a vacina contra gripe, a partir deste sábado, dia 5, quando acontece o Dia D contra a doença. A Secretaria Municipal de Saúde promoverá a campanha em todas as unidades de saúde municipais, entre 8 e 17 horas, até o dia 25 de maio.

Em Guarapuava, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, a meta é vacinar cerca de quatro mil crianças, com idade entre 6 meses e menos de 2 anos. Além de aproximadamente 2.800 gestantes e 15 mil idosos, com mais de 60 anos de idade. “A vacina é uma prevenção contra a doença, que pode trazer riscos e complicações, como pneumonias, sinusites, otites, amigdalites, insuficiência respiratória, podendo levar o paciente a óbito”, alertou o médico e diretor da Vigilância Sanitária, Fernando Pedrotti.

De acordo com Pedrotti, a aplicação das doses deve ser feita em todas as gestantes, independentemente do período gestacional. “Entre os grupos, o das gestantes é o que menos conseguimos vacinar. É extremamente importante que as grávidas recebam a imunização, que também protege o bebê.”, alertou o médico.

Já as crianças e idosos estão mais suscetíveis a gripe por estarem nos extremos da vida. Quem tomou a vacina em 2011, deve tomar novamente este ano. “No caso das crianças de 6 meses a menos de 2 anos, se foram imunizadas no ano passado, precisam tomar apenas uma dose. As crianças que não tomaram, devem receber duas doses, com cerca de 30 dias de diferença”, contou a enfermeira Chayane Ternopowski, da Vigilância Epidemiológica.

A vacinação contra a gripe é contra-indicada para as pessoas que tem alergia à vacina, à proteína do ovo, ou estiver com mais de 38 graus de febre. “Os pais devem ter em mãos a carteitinha de vacinação dos filhos, e o ideal é que as grávidas levem a carteirinha de gestante”, finalizou Pedrotti.