A Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico em Guarapuava arrecadou mais de 13,5 toneladas de equipamentos sem utilização. Durante uma semana, os participantes da ação levaram os eletrônicos para quatro pontos, na Rua XV de Novembro, na Praça Nova Pátria da Colônia Vitória, Casa do Imigrante e na SUC Ambiental na Vila Bela. Agora, tudo será selecionado pela empresa da cidade que encaminha o que pode ser reutilizado pela indústria da área.
De acordo com a diretora regional do SESCAP-PR, Eva Schran, o resultado é uma resposta da população e das parcerias que foram realizadas. “Nós estamos muito contentes com toda a organização e a resposta da comunidade guarapuavana que sempre corresponde ao chamado para a conscientização ambiental, além dos parceiros como a Secretaria de Meio Ambiente e os meios de comunicação”, afirmou Eva.
A Coleta de Guarapuava superou cidades como a capital paranaense Curitiba, que teve uma arrecadação de 8,6 toneladas a duas semanas atrás. “A cada ano a gente percebe que o pessoal está mais consciente, da preocupação com o meio ambiente, neste espaço em que estamos e na busca pela qualidade de vida em todos os âmbitos”, disse.
Um dos dados que mostrou como os guarapuavanos souberam da campanha, revelou que mais de 94% dos participantes ouviram pelo rádio, a chamada para as doações. “Os meios de comunicação de Guarapuava fizeram toda a diferença nesta campanha, o meio para que a população esteja se preocupando e falando disso durante a semana é a comunicação, como a Rádio Cultura, é por aí, é desta forma que vamos conseguir essa resposta da sociedade, unindo várias entidades e instituições”, afirmou.
A Campanha E-Lixo ainda teve como parceiros a Secretaria de Meio Ambiente, a Central Cultura de Comunicação e a Unicentro.