Dengue, zika e chikungunya: aedes aegypti é o principal transmissor

Saúde

Os sinais e sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya apresentados durante o período inicial da doença são clinicamente parecidos. “As três doenças são transmitidas pelo mesmo vetor, Aedes aegypti e alguns sintomas são comum entre elas. É importante que as pessoas busquem assistência médica para diagnóstico e não se automediquem”, explica Ivana Belmonte, chefe do centro estadual de vigilância ambiental (CEVA) do Paraná.

 

Caso o paciente apresente sintomas de dengue, deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Ao receber o primeiro atendimento, será disponibilizado um cartão exclusivo de acompanhamento. “O paciente recebe este cartão em que a unidade de saúde descreve como estava o quadro inicial. Como a evolução pode ser rápida, se o paciente buscar novo atendimento, o médico poderá compreender em que estágio a doença se encontra”, explica Belmonte.

Em janeiro, a Agência Nacional de Saúde (Anvisa) liberou a vacina contra a dengue, a DengVax. Por enquanto, o governo federal ainda estuda a possibilidade de oferta da vacina no sistema público de saúde. “Mas a vacina só protege contra a dengue. Temos aí mais duas doenças causadas pelo mesmo mosquito. Não basta tomar a vacina contra a dengue, temos que eliminar o transmissor”, alerta Ivana Belmonte.

Zika - Além de ser uma doença que em 80% dos casos não apresenta sintomas, existe o grande risco de que em gestantes contaminadas o feto nasça com microcefalia. No Paraná, até o momento, não há casos de microcefalia associados ao Zika vírus.