Paraná atinge 80% da meta da campanha de vacinação contra gripe

Saúde

A Secretaria da Saúde do Paraná completou nesta terça-feira (17) a meta mínima de vacinação contra a gripe no estado. Segundo dados divulgados pela pasta, 80% do público-alvo da campanha já recebeu as doses gratuitas.

 

Têm direito às doses Idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias e portadores de doenças crônicas.

Os grupos que mais receberam as doses até esta terça-feira foram os de crianças e gestantes, com 72% e 61% de imunização. A vacina pode ser obtida gratuitamente em qualquer unidade de saúde do estado até sexta-feira (20).

Conforme a Secretaria da Saúde, o Paraná registrou 478 casos de gripe desde o início do ano. Desse total, 446 foram do vírus H1N1. Ao todo, foram contabilizadas 30 mortes devido à doença no estado. Os números são contabilizados desde o início deste ano, até a última segunda-feira (16).

Ainda de acordo com a secretaria, as cidades onde ocorreram mortes foram Antonina (1), Curitiba (3), Quitandinha (1), São José dos Pinhais (1), Rio Azul (1), Chopinzinho (1), Francisco Beltrão (1), Marmeleiro (3), Foz do Iguaçu (7), Espigão Alto do Iguaçu (1), Campo Mourão (2), Umuarama (1), Maringá (1), Apucarana (2), Londrina (1), Andirá (1), Cornélio Procópio (1) e Toledo (1).

Cuidados importantes
Apesar de boa parte do público-alvo ter recebido a dose, a secretaria ainda orienta as pessoas a se prevenir, com medidas básicas de higiene. Lavar as mãos com frequência, usando água e sabão é uma das formas de se evitar a gripe.

Outra sugestão é cobrir a boca e o nariz na hora de espirrar e evitar o compartilhamento de objetos pessoais como copos, talheres e alimentos.