Alistamento militar poderá ser feito pela internet a partir de 2 de janeiro

Tecnologia

O recrutamento militar online começa a valer a partir do dia 2 de janeiro de 2016.

A medida é válida para o Paraná e outros oito estados brasileiros. Com a mudança, os jovens poderão preencher o cadastro de recrutamento pela internet e receberão pelo e-mail informações sobre as próximas etapas e prazos e se foram selecionados ou dispensados do serviço militar obrigatório.

De acordo com o Exército, com a novidade o tempo de permanência e frequência na Junta de Serviço Militar (JSM) será menor, garantido economia e maior comodidade já que os dados poderão ser incluídos e consultados tanto por computadores, telefones celulares e outros dispositivos móveis.

Caso o jovem tenha dificuldade de acesso à internet, poderá fazer o recrutamento online nas Juntas do Serviço Militar disponíveis em todos os municípios do estado. O prazo termina no dia 30 de junho e é obrigatório para jovens do sexo masculino que completarão 18 anos em 2016. A estimativa é que 95 mil jovens façam o alistamento no Paraná.

Os testes já começaram a ser feitos no Sergipe. A medida será adotada também no Maranhão, Amapá, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Santa Catarina.