Casal emagrece 80 Kg juntos em Guarapuava

Saúde

Cansados das piadinhas de mal gosto, Douglas Paulena, de 27 anos, e Giovana Paulena, de 23 anos, decidiram que era hora de emagrecer. Após mudanças na alimentação e exercícios físicos, em um ano, o casal perdeu junto 77 quilos.

“Um ajudou o outro”, garantem os dois. Douglas e Giovana estão juntos há 7 anos e moram em Guarapuava, na região central do Paraná.

Eles contam que, sempre que chegavam a algum lugar, as pessoas diziam “lá vem o casal de gordinhos” e davam risadas. Giovana conta que se sentia horrível a ponto de não querer mais sair em fotos, por exemplo. “Uma vez, na Páscoa, uma mulher me disse que coelhos comem cenoura e, não, chocolates. Foi o que me fez querer mudar”, conta ela.

Giovana

Com 1,63 metros e 98 quilos, a jovem decidiu emagrecer por conta própria. Ela cortou as frituras e os doces da sua alimentação. “Fiquei um ano inteiro sem comer chocolate e tomar refrigerante. Não foi fácil”, lembra ela.

Giovana passou, então, a comer mais frutas, verduras e legumes e a ingerir bastante água. Como o filho do casal ainda era pequeno, a jovem explica que não dava tempo de praticar exercícios físicos.

Entretanto, hoje, mais magra e com o filho mais crescido, ela pratica muay thai cinco vezes por semana. “Se pudesse, iria para a aula duas vezes por dia. Emagreci 40 quilos em um ano. Demorou um pouco porque não conseguia fazer exercícios físicos e só dava tempo de cuidar  da minha alimentação mesmo”, explica Giovana.

Antes e Depois. Giovana perdeu 40 quilos (Foto: Arquivo pessoal/Giovana Paulena)
Antes e depois. Giovana perdeu 40 quilos em um ano (Foto: Arquivo pessoal/Giovana Paulena)

Douglas
Assim que a esposa começou a perder peso e os resultados começaram a aparecer, o marido se empolgou. “Meus amigos também faziam pressão dizendo que eu perderia a mulher se continuasse gordo e ela bonitona”, relata Douglas. À época, com 1,65 metros e 115 quilos, ele diz que o peso estava atrapalhando em atividades simples, como amarrar o cadarço e dormir.

“Tentei fazer o mesmo que ela, cortar alimentos por conta própria. No início, perdi uns 5 quilos, mas, depois, mais nada. Então, decidi procurar uma nutricionista”, afirma. Com o acompanhamento de uma profissional e a prática de esportes, ele chegou aos 78 quilos em 4 meses. “Mesmo após ter emagrecido 37 quilos, continuo comendo de 3 em 3 horas e, além de correr, jogo futebol com os amigos”, explica.

Antes e Depois. Douglas perdeu 37 quilos (Foto: Arquivo pessoal/Giovana )
Antes e depois. Douglas perdeu 37 quilos em 4 meses (Foto: Arquivo pessoal/Giovana Paulena)

Novos hábitos
O casal garante que, depois que a pessoa se acostuma a levar uma vida mais saudável, tudo fica mais fácil. “A gente comia lanches e outras porcarias todo fim de semana. Agora, só uma vez por mês e olhe lá. Às vezes, muita gordura chega a nos fazer mal. Dá aquela sensação de estufamento”, diz ele. Para eles, emagrecer é, sim, difícil, mas pode ficar mais simples se houver determinação e ajuda de quem se ama.

Com a reeducação alimentar, na casa da família, hoje, uma lata de óleo, dura mais de 30 dias, por exemplo. “Antes, usávamos de três a quatro embalagens por mês. Sal e açúcar também demoram, agora, a acabar”, conta Giovana. E os novos hábitos estão sendo passados, desde cedo, para o filho Arthur, de 2 anos. “Ensinamos a gostar de frutas, verduras e legumes. Ele adora”, afirma a mãe. 

Sem ter mais que enfrentar comentários maldosos, o casal garante que está feliz e que ficou ainda mais unido após perder peso junto. “Além de peso, também perdemos os amigos que faziam as piadinhas. Acho que eles queriam ver a gente bem, mas não melhores que eles”, brinca Giovana.

Filho do casal adora frutas, verduras e legumes (Foto: Arquivo pessoal/Giovana Paulena)
Filho do casal, de 2 anos, adora frutas, verduras e legumes (Foto: Arquivo pessoal/Giovana Paulena)