Nos últimos três anos, 250 pessoas foram diagnosticadas na cidade. Maioria dos casos na cidade do Paraná são em homens entre 30 e 49 anos....
Apesar das campanhas de conscientização, o número de pessoas diagnosticadas com Aids vem crescendo em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. Segundo um relatório da Organizações das Nações Unidas (ONU), somente nos últimos três anos, quase 250 pessoas foram diagnosticadas com a doença na cidade. As estatísticas foram divulgadas pela ONU na quarta-feira (16).
O relatório aponta que, ao todo, são 990 adultos em tratamento em Ponta Grossa. A maioria dos casos registrados na cidade são em homens entre 30 e 49 anos. “Eu sempre falo que Aids pega uma vez e é para sempre, assim como o tratamento, que é muito difícil para as pessoas que se contaminam, pois tem os efeitos colaterais. É um tratamento muito difícil. É um caso muito sério para ser discutido”, diz a agente da ação social Reviver, Débora Lee.
Qualquer pessoa pode fazer o teste rápido para identificar se é portadora do vírus HIV ou não. O teste é de graça e o resultado, que sai em torno de 30 minutos, é sigiloso. Em Ponta Grossa, o teste pode ser feito no Serviço de Atendimento Especializado, que fica ao lado do SOS. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
“Caso o resultado do exame seja positivo, o paciente já tem um acompanhamento a partir do diagnóstico. A gente não deixa o paciente sair sem receber orientações sobre o estado de saúde dele e sem agendar uma consulta para que ele possa conversar com um especialista e, a partir desse momento, toda a equipe vai começar a acompanhar esse paciente”, esclarece o coordenador do setor Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) / AIDS do departamento de epidemiologia do município, Jean Zuber.