Prefeitura de Guarapuava faz campanha de combate à hanseníase

Saúde

O Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária (AMPDS), começou nesta segunda-feira (25) a campanha de combate à hanseníase. A ação termina na sexta (29).

Na terça-feira (26) é comemorado o Dia Estadual de Combate à Hanseníase.

O AMPDS vai fazer uma ação nas lojas e agências bancárias do centro de Guarapuava, entregando panfletos para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. A ação será das 9h às 15h.

Segundo a coordenadora do AMPDS, Elisa Katayama, a campanha será desenvolvida nos postos de saúde no decorrer da semana. Os funcionários darão orientações sobre como identificar a doença. A dermatologista Iara Rodrigues Vieira examinará os usuários dos postos com suspeita de diagnóstico de hanseníase.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a hanseníase é uma doença infecto-contagiosa. Os sintomas são manchas em qualquer parte do corpo, com perda da sensibilidade, falta de suor, queda de pelos, amortecimento, fisgadas nos braços e úlceras de pernas e pés.

O AMPDS registrou 21 casos de hanseníase em 2013, enquanto que em 2014 o número de notificações caiu para oito e, de janeiro de 2015 até esta segunda, foram sete novos casos.

Segundo Elisa, os funcionários dos postos de saúde são treinados para identificar novos casos da doença e iniciar o tratamento, que é feito na rede pública de saúde e dura de seis meses a um ano.