O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), em Ponta Grossa, vai receber, temporariamente, três leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátricas.
A medida foi tomada devido às reformas no hospital em que os equipamentos estavam anteriormente, conforme foi divulgado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), responsável pelo HURCG, nesta quinta-feira (24).
Segundo o diretor do hospital, Everson Krun, o processo de adaptação da equipe e do ambiente físico ainda estão sendo feitas e os atendimentos devem começar nos próximos dias.
Nos próximos três meses, as crianças que precisarem receber atendimento em UTIs pediátrica em Ponta Grossa serão encaminhadas para o HURCG. Os três leitos vão permitir que o hospital regional atenda dez crianças na UTI, além de oito internamentos e cirurgias pediátricas.
De acordo com a diretoria do HURCG, os atendimentos serão feitos, principalmente, em dois leitos da UTI pediátrica, pois o terceiro leito só será utilizado em situações emergenciais, caso os outros dois leitos estejam ocupados.
Conforme a UEPG, o acordo foi fechado nesta quinta-feira entre a Regional de Saúde, o hospital e a Secretaria Municipal de Saúde. A prefeitura cedeu os equipamentos e uma equipe de técnicos de enfermagem. Já a manutenção dos leitos será feita pelo governo do estado. Ainda segundo a universidade, os equipamentos pertenciam ao Hospital da Criança e foram transferidos para o Hospital Bom Jesus, ambos em Ponta Grossa.