Hospital é interditado pelo MP-PR por más condições sanitárias em Candói

Saúde

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) interditou o Hospital Santa Clara, no município de Candói, na região central do estado, por más condições sanitárias.

A Vigilância Sanitária encontrou vários problemas, incluindo a ausência de um equipamento que verifica se a esterilização de materiais hospitalares foi feita e que é obrigatório. O hospital foi interditado na terça-feira (1º).

Os pacientes de Candói e de outros dois municípios da região que eram atendidos pelo hospital estão sendo encaminhados para postos de saúde do município até que a máquina de esterilização seja liberada pela Vigilância. "Não tinha controle biológico. A esterilização é feita, mas sem o controle biológico não dá para saber se o material foi, ou não, esterilizado e está livre dos microorganismos", explicou  o fiscal da Vigilância Sanitária, Alexsander Marcolina.

Além disso, a fiscalização também apontou más condições sanitárias na caixa d’água do hospital, que precisa ser trocada. De acordo com a administração do hospital, a caixa d’água onde foi encontrado o problema é usada apenas para o uso da lavanderia e que a limpeza é feita com frequência. "Até então, eu nunca recebi uma notificação da Vigilância Sanitária sobre a caixa d'água", afirmou a adminstradora do hospital, Solemar Araújo.

O MP-PR informou, em nota, que irá aguardar o relatório da Vigilância Sanitária para instaurar um procedimento investigatório. Quanto à máquina de esterilização, a administração do hospital informou que um novo aparelho foi entregue ao hospital nesta sexta-feira (4) e deve começar a funcionar a partir de segunda-feira (7).