Salário de servidores da Assembleia aumenta 30% com plano de carreira

Politica

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), anunciou na terça-feira (23) a implantação de um sistema de progressão de carreira por tempo de serviço para os funcionários efetivos da Casa. A medida representa aumento de 30% nos salários. Conforme divulgado pelo Legislativo, o custo adicional mensal na folha de pagamento será de R$ 805.094,03.

 

A notícia veio um dia após a Casa aprovar reajuste de 3,45% para os demais servidores públicos do Paraná. O baixo percentual gerou um clima de insatisfação em mais de 200 mil servidores, que pediam a reposição integral da inflação de 8,17%. Os deputados estaduais rejeitaram este percentual e acataram exatamente o que queria o governo estadual. A reposição da inflação do último ano ocorrerá ao longo de três anos.

“Foi um acordo salarial de três anos. Ele já está surtindo os efeitos que nós esperávamos. As universidades iniciaram as assembleias para colocar fim as greves e nós vamos retomar a normalidade administrativa”, disse o líder do governo na Assembleia deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB).

A Assembleia Legislativa do Paraná tem 386 funcionários efetivos. Segundo a Diretoria de Pessoal, com os avanços por antiguidade, 60% dos 166 analistas legislativos irão para a última classe da carreira, sendo que destes, 40% irão para o último nível da classe.

Dos 127 integrantes da carreira de técnico legislativo, 99 irão para a última classe e apenas 27%, ou seja, 29 efetivos, estarão na classe II. Todos os 93 auxiliares legislativos passarão à última classe da carreira.

Em pauta
O reajuste salarial predominou na pauta dos deputados estadual nestes seis primeiros meses do ano. As discussões e negociações com os servidores foram desgastantes para o governo, que lida com dificuldades financeiras e tem adotado – com a ajuda da Assembleia – diferentes medidas de austeridade para gastar menos e arrecadar mais.

O assunto ainda seguirá presente na Casa, com as propostas de reajuste salarial do Poder Judiciário, do Tribunal de Contas, do Ministério Público e da própria Assembleia Legislativa.

“Esse é o tema que vai ocupar os parlamentares imediatamente. Na sequência, eu imagino, que deveremos ter outros projetos do governo, mas não tão conflitantes como este. Porque este mexeu na vida do cidadão, do servidor do estado que acabou gerando este impasse. Eu acho que nós vamos voltar à normalidade ”, disse o presidente Ademar Traiano.

Reajuste dos servidores
O pagamento de 3,45% é referente à inflação entre os meses de maio, quando vence a data-base da categoria, a dezembro de 2014. Em janeiro de 2016, os servidores devem receber um novo aumento, com a inflação acumulada em 2015, mais um ponto percentual. A mesma medida deve ser tomada em janeiro de 2017.

Em maio de 2017, os servidores ainda devem receber um novo reajuste, em relação ao primeiro quadrimestre do ano. Já em 2018, a data-base voltará para o mês de maio, quando será paga a inflação acumulada no último período.