Novas regras para venda de hortifrúti entram em vigor em julho

Politica

A partir de julho deste ano consumidores vão poder saber de onde vem os produtos que antes não tinham identificação.

Produtores de verduras, legumes e frutas vão precisar rotular as mercadorias com nome, endereço da propriedade, prazo de validade e telefone de contato. Além de seguirem um modelo padrão, destacando a frase 'produto com origem rastreada'. 

Tudo para atender a nova norma exigida pela Secretaria Estadual de Saúde.

"Isto vai dar ao consumidor a possibilidade de ir até a origem e verificar a qualidade deste manejo, desta produção, deste embalamento", diz o chefe da Vigilância em Saúde, José Carlos Moraes.

Isto vai dar ao consumidor a possibilidade de ir até a origem e verificar a qualidade deste manejo, desta produção, deste embalamento"
José Carlos Moraes, chefe da Vigilância em Saúde

Nesta primeira etapa da mudança na legislação, são 10 produtos que devem seguir as novas regras.

Banana, cebola, couve-flor, uva, cenoura, laranja, maçã, morango, tomate e repolho.

A regra também vale para os produtos embalados em bandejas. Nesse caso, a maioria já tem os rótulos dos produtores.

Os mercados também têm que seguir as regras e colocar à disposição dos consumidores as informações repassadas pelo produtor. "Toda informação é bem vinda. Acho que o cliente vai acabar se identificando melhor ainda com o produto que está levando para casa", falao gerente Valcedir Toigo.

Nelson Machado é produtor de bananas, nunca precisou embalar para vendar a fruta, mas está procurando informações para se adequar.

Já Nilo Yamada produz chuchu. Para ele, as mudanças só valem a partir de janeiro do ano que vem, quando mais 11 itens vão entrar na lista para ter rótulo obrigatório.

Ele acredita que a mudança pode ser boa para fidelizar a clientela. "O pessoal compra e gosta porque tem qualidade, e com a mercadoria identificada é melhor", finaliza.