Fechar a boca durante a semana e liberar a gula no fim de semana. Essa é a estratégia de muita gente para manter a forma. A matemática, porém, pode não funcionar para quem deseja perder peso, como explica a nutricionista carioca Bia Rique, autora do livro “Comer para Emagrecer” (Ed. Casa da Palavra), que acaba de ganhar nova versão, ampliada. A dica para não cair na armadilha? Um pouco de planejamento.
Rique esclarece que um quilo de gordura equivale a 7.700 calorias. Isso significa que, se você comer 770 calorias a menos do que gasta por dia, em dez dias terá um déficit de 7.700 e terá perdido um quilo. No caminho inverso, se você come 770 calorias além do que gasta terá ganhado um quilo após dez dias.
A nutricionista alerta que essa necessidade de “liberdade total” no sábado e no domingo pode colocar todo o esforço dos outros dias a perder. “O fato é que a nossa capacidade de comer muito e criar um superávit é maior no fim de semana do que a capacidade de economizar calorias e criar um déficit calórico durante os dias de semana”, comenta.