É o melhor exemplo de que nem toda gordura faz mal. Muito pelo contrário. O azeite de oliva extravirgem oferece atributos especialíssimos à saúde.
Os antioxidantes do azeite impedem a ação dos radicais livres que provocam a oxidação do colesterol e o acúmulo de placas de gorduras nos vasos, concluiu um trabalho realizado por bioquímicos da Universidade Estadual Paulista em Botucatu, no interior de São Paulo, comprovando o que havia sido demonstrado em pesquisas anteriores conduzidas na Europa (sobretudo em países mediterrâneos, como Itália, Espanha, França e Grécia) e nos EUA.
Modo de usar: tempere a salada ou adicione às carnes e receitas, sempre que possível no final do preparo. Para não ter problemas com a balança limite-se a duas colheres (sopa) por dia. Cada uma fornece em torno de 62 calorias.
Proteção à pele
A cada dia surgem mais evidências a favor do azeite. Cientistas europeus mostraram que o consumo regular impede o depósitode gordura na barriga, onde fica justamente o tipo mais perigosopara o coração. Ele ainda protege a pele contra as agressõescausadas pelos raios ultravioleta, combate dores e inflamações, facilita a digestão, melhora a atividade intestinal (tem leve efeito laxante) e estimula a absorção de cálcio pelos ossos. Entendeu por que os mediterrâneos o apelidaram de ouro líquido?