No Dia do Leite Humano, bancos fazem ação para aumentar doações

Saúde

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é comemorado nesta terça-feira (19) e, por isso, bancos de leite de Guarapuava, na região central do Paraná, e de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do estado, fazem ações para aumentar o número de doadoras.

A ação em Guarapuava começa às 9h e vai até as 17h no Calçadão da XV. Funcionários do Banco de Leite vão montar uma barraca, entregar panfletos e orientar as mães sobre como doar. O banco tem 49 doadoras e atende aos hospitais Santa Tereza e São Vicente de Paulo.

Em Ponta Grossa, técnicos do Banco de Leite estarão no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) das 9h às 15h. Eles irão divulgar a doação e pedir frascos para a coleta de leite. Hoje o banco tem 70 doadoras e atende ao HURCG e à Santa Casa de Misericórdia.

Segundo os bancos de leite, o material doado é pasteurizado e destinado aos bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais dos hospitais. Com os atuais números de doadoras, os bancos afirmam que não conseguem manter um estoque.

Mães saudáveis e com excedente de leite podem procurar os bancos para receber as orientações de como fazer a doação.

Serviço
O Banco de Leite de Guarapuava funciona no Hospital São Vicente de Paulo, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 1.059, Centro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone é (42) 3035-8374.

Em Ponta Grossa, o Banco de Leite fica no Hospital Prefeito João Vargas de Oliveira, na Rua Joaquim de Paula Xavier, 500, Vila Estrela, e funciona das 7h às 16h. O telefone é (42) 3026-9403.