Médicos paralisam atividades em quase todo o Paraná

Saúde

Médicos de várias regiões do estado paralisaram as atividades nesta terça-feira (23) seguindo o calendário de paralisações programado pelas entidades médicas nacionais, conforme o Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR). A decisão foi tomada em assembleia na noite de segunda-feira (22).

Os atendimentos de emergência e urgência estão funcionando normalmente. Segundo o CRM-PR, os médicos de algumas regiões do estado não aderiram à paralisação. Porém, estão solidários à causa e trabalham de preto ou, então, com uma faixa preta no braço.

Em Maringá, no norte do Paraná, não houve paralisação – assim como nos municípios da região metropolitana, como Sarandi, Paiçandu e Mandaguari.

Também não houve paralisação dos médicos em Foz do Iguaçu e em Cascavel, no oeste do estado. Às 19h, será realizada uma reunião na Associação Médica de Foz do Iguaçu para os médicos avaliarem as decisões tomadas por Curitiba.

Já em Londrina, no norte, a adesão à mobilização nacional é baixa, já que a assembleia para definir a paralisação foi realizada apenas na noite de segunda-feira, segundo o presidente da Associação Médica de Londrina (AML), Antônio Caetano de Paula. Ele afirma que não houve tempo necessário para avisar autoridades representativas da classe médica - Secretaria Municipal de Saúde, 17ª Regional de Saúde e Prefeitura de Londrina, por exemplo.