Quem passar pela XV de Novembro na próxima terça-feira, dia 5, poderá prestigiar o evento para lembrar o Dia Mundial Sem Tabaco. A ação será promovida pelo SAE (Serviço de Atendimento Especializado), em parceria com o SESC. A campanha, que ocorrerá no calçadão na frente da radio cultura, entre as 9 e 16 horas, tem como objetivo conscientizar a população acerca dos riscos que o hábito de fumar traz para a saúde, e para o meio ambiente.
Além da divulgação sobre esses males, o SAE oferecerá dicas e orientações para quem passar pelo local. Este ano, o tema “A Interferência da Indústria do Tabaco” foi selecionado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para ser abordado. No Brasil, o tema foi adaptado para “Fumar: Faz Mal Pra Você, Faz Mal Pro Planeta”, que discorre sobre o impacto ambiental causado pelo consumo de tabaco. Impacto ao Meio Ambiente
Programa de Controle ao Tabagismo
O SAE de Guarapuava possui um dos mais eficientes programas de controle ao tabagismo da região. Em funcionamento há seis anos, 83,01% dos pacientes pararam de fumar. Funciona com 4 grupos de 15 pacientes cada, totalizando 60 pacientes trimestralmente. São realizadas reuniões que abordam diversos temas relacionados aos malefícios do tabaco. O Programa tem colaboradores que tem ações fundamentais ao objetivo que buscamos como CEO (Centro de Especialidade Odontológico) que realiza a avaliação de câncer bucal, a Clínica de Saúde da Faculdade Guairacá realiza o exame de Espirometria e Fisioterapia respiratória e a AMPDS que realiza o exame PPD, com a função de diagnosticar tuberculose.
Quem procura parar de fumar, pode se inscrever para o programa em qualquer unidade de saúde ou procurar diretamente o SAE.