A produção industrial no Paraná apresentou um avanço maior do que o registrado em todo o país, no mês de outubro deste ano.
A produção industrial brasileira aumentou em outubro em 11 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE. De setembro para outubro, os estados que registraram os maiores avanços foram Ceará (3,8%), Pernambuco (2,9%), Pará (2,6%) e São Paulo (2,5%). Esse comportamento positivo, porém, não foi seguido pela região Nordeste (-5,4%) – na Bahia, a produção industrial recuou 6,2% – e pelo estado do Rio de Janeiro (-1,5%).
Em contrapartida, os dados negativos vieram dos segmentos de produtos químicos, com queda de 25,5%, e de bebidas que apresentou redução de 16,1%. Essas foram as principais contribuições negativas para o setor industrial paranaense.Ao se analisar os números de outubro deste ano com os registrados no mesmo mês de 2012, verifica-se que o crescimento da produção industrial do Paraná foi de 13%. De acordo com o IBGE, esta foi a sétima taxa positiva consecutiva nesse tipo de comparação. Ao todo, dez das 14 atividades pesquisadas apontaram aumento na produção.
Esse resultado se deve, especialmente, ao setor de impressão, reprodução de gravações que aumentou em 91,7%. Conforme os técnicos do IBGE, esse percentual foi impulsionado pela produção de livros, brochuras ou impressos didáticos. Vale destacar ainda, o desempenho do setor de veículos automotores, que avançou 25,3%. A área de máquinas e equipamentos teve aumento de 15,3% e o de refino de petróleo e produção de álcool, com alta de 9,0%.
Nesta comparação anual, apenas Rio Grande do Sul apresentou números melhores do que os paranaenses. O estado gaúcho cresceu 14,5% de outubro de 2012 para outubro de 2013.