De acordo com o Instituto Paranaense deDesenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 4,6%, entre janeiro e setembro de 2013, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo o Ipardes, o resultado paranaense pode ser creditado à recuperação da renda no agronegócio, ao aquecimento do mercado de trabalho e à produção industrial no estado. Como exemplos dos fatores, o Ipardes cita a safra recorde de grãos colhida neste ano e o emprego na indústria que apontou crescimento durante 41 meses seguidos.
Entre os segmentos da indústria que se destacam está a produção de veículos, que subiu 15,5% neste ano, sobretudo com o aumento de vendas de caminhões. Os dados acumulados da Pesquisa Industrial Mensal, também calculada pelo IBGE, mostram que a indústria paranaense cresceu 4% até setembro, ante 1,6% na média nacional.
Na questão do emprego, dados do Ministério do Trabalho apontam que o Paraná foi o terceiro estado que mais gerou vagas com carteira assinada, entre janeiro e outubro. As empresas paranaenses responderam por 8,6% de todos os novos postos de trabalho abertos no país.