Motoristas e cobradores de ônibus de Pato Branco entram em greve

Politica

Os motoristas e cobradores de ônibus do transporte coletivo de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, entraram em greve nesta quinta-feira (1º). A categoria pede reajuste no salário de 10% retroativo ao mês de maio. Já as empresas oferecem 8,5%.

Pela manhã, os motoristas e cobradores se reuniram em frente as duas empresas que fazem o transporte público na cidade.

Os grevistas chegaram a impedir a saída de ônibus, mas a Polícia Militar (PM) foi chamada e os veículos foram liberados.

 

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Pato Branco (Sintropab), Enio da Luz, 95% da categoria aderiu ao movimento.

O sindicato também pede melhores condições de trabalho. "Resolver o impasse dos motoristas que exercem dupla função. Hoje tem motorista que dirige e cobra, é muito estressante", afirma o presidente do sindicato.

Dos 28 ônibus que fazem as 22 duas linhas do transporte coletivo na cidade, apenas sete circularam durante a tarde desta quinta-feira. Os moradores reclamaram da espera pelo transporte. "Eu vim de carona. Agora para subir eu achei que tinha esse horário, mas também não veio, já faz 50 minutos que estou aqui esperando", diz a confeiteira Claudete de Lima.