Manifestantes protestam contra o governo em cidades do Paraná

Politica

Manifestantes se encontraram neste domingo (15), no Paraná, para protestar contra o governo da presidente Dilma Rousseff e contra a corrupção. De manhã, as manifestações ocorreram no interior do estado.
Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, no oeste, a concentração da manifestação ocorreu na Praça do Mitre, às 9h30. De lá, os manifestantes começaram uma caminhada em direção à Praça da Paz – um trecho de cerca de um quilômetro, onde realizaram um "ato cívico" e encerraram o protesto por volta de 11h. Cartazes pediram o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e criticavam ainda o ex-presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores.

Segundo a Polícia Militar, pelo menos seis mil pessoas participaram do ato. A organização estimou a adesão entre oito e dez mil manifestantes.

Grupo pediu saída da presidente Dilma em Paranavaí (Foto: Fabiano Oliveira/RPC)Grupo pediu saída da presidente Dilma em Paranavaí (Foto: Fabiano Oliveira)

Paranavaí
Em Paranavaí, no noroeste do estado, os manifestantes se reuniram na Praça dos Pioneiros e iniciaram uma caminhada pelas ruas centrais da cidade. O grupo parou em frente à prefeitura municipal para cantar o hino nacional.

Os cartazes pediam a saída da presidente Dilma Rousseff e se voltavam ainda para partidos da base aliada, como o PMDB e o PP.

O ato terminou por volta de 10h30. Não houve registro de confusão. A organização estimou a participação de 1,5 mil pessoas. A PM não confirma os números.

Manifestantes se reuniram também em Ponta Grossa (Foto: André Salustiano/RPC)Manifestantes se reuniram também em Ponta Grossa (Foto: André Salustiano)

Ponta Grossa
O protesto contra o Governo Federal terminou por volta das 12h em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. O ato começou às 9h, na Praça Barão de Guaraúna, percorreu a Avenida Vicente Machado e acabou no Parque Ambiental.

Cartazes pediam a saída da presidente e reformas política, judiciária e social. Dois jovens com uma bandeira vermelha foram retirados do protesto pela Guarda Municipal, ainda na concentração. A Polícia Militar (PM) e organizadores do evento estimam que cerca de 2 mil pessoas participaram da manifestação.

Umuarama
Cerca de 2 mil pessoas, segundo os organizadores, foram às ruas em Umuarama, no noroeste do Paraná, das 10h ao meio-dia. O trajeto feito por eles começou na praça Miguel Rossafa e terminou na praça Arthur Thomas, na região central. A maior parte dos manifestantes gritava contra a corrupção. A PM ainda não tem estimativa de quantas pessoas participaram do protesto.

Para a tarde estão previstas ainda manifestações em outras cidades do estado, como Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Curitiba.