Governo do Paraná propõe reajuste de 6,28% para funcionários públicos

Politica

O governo estadual divulgou nesta quarta-feira (21) que enviou à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o anteprojeto de lei que propõe o reajuste salarial de 6,28% para todos os servidores públicos do Paraná.

Segundo o governo, o aumento já vai vigorar a partir deste mês de maio.

Na proposta, o governador Beto Richa (PSDB) garante que nenhum funcionário público com carga horária de 40 horas semanais receberá menos do que o piso regional do estado, que é de R$ 948,20. A medida vai beneficiar 9.646 servidores que, atualmente, recebem menos do que o valor do piso regional, ainda conforme o governo estadual.

O valor equivale ao que é definido por lei como índice de reajuste do salário do servidor estadual – o acumulado nos últimos 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Mínimo regional
No dia 29 de abril, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou em segundo turno o projeto de lei de reajuste do salário mínimo regional no estado em 7,34%. A proposta foi aprovada por unanimidade entre os 39 parlamentares presentes na sessão.

À época, o governo estadual havia informado que um milhão de pessoas deveriam ser beneficiadas pelo novo piso regional, que serve para regulamentar o salário de categorias profissionais que não possuem convenção ou acordo coletivo de trabalho. Ainda conforme a administração, os novos valores foram definidos em reuniões que contaram com a presença de representantes dos trabalhadores, empresas, além do governo do estado, que mediou o debate em torno do tema.