Funcionários do lado brasileiro da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, decidiram em assembleia na tarde desta quarta-feira (28) suspender a greve que começou no dia 16 de setembro.
Eletricitários de Foz do Iguaçu, engenheiros e administradores exigiam a equiparação dos salários entre os funcionários paraguaios e brasileiros. As atividades devem ser retomadas a partir de quinta-feira (29).
Os trabalhadores ainda permanecem em estado de greve enquanto aguardam uma decisão judicial sobre a paridade salarial. "Não houve nenhum acordo e de nenhuma forma com a empresa. A Itaipu permanece irredutível e como a questão foi levada para Justiça perdeu a razão da manutenção da greve já que agora depende de uma decisão da judicial", ressalta o diretor administrativo do Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu (Sinefi).
Com a paralisação, parte das visitas tiveram de ser suspensas no Complexo Turístico de Itaipu. Porém, os serviços essenciais como a produção de energia foram mantidos durante o período de greve dos trabalhadores.
A hidrelétrica afirmou que a empresa pretende restabelecer o mais rápido possível as atividades e retomar o bom ambiente de trabalho.