Emprego nas indústrias do Paraná cai 3,7% em abril

Politica

O volume de pessoas empregadas nas indústrias do Paraná caiu 3,7% em abril deste ano, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado dos quatro primeiro meses do ano, o estado tem redução de 3%.

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (11), também reduziu o número de horas pagas aos profissionais. A retração foi 5,2%.

Os resultados foram influenciados, principalmente, pela diminuição da produção dos setores de máquinas e aparelhos eletrônicos e de comunicação. A redução paranaense acompanha a média nacional. Em todo o país, o número de pessoas empregadas na indústria caiu 2,2% em abril deste ano em relação a 2013. O pior impacto negativo ficou em São Paulo.

No Paraná, o setor de máquinas e aparelhos eletrônicos e de comunicação registrou queda de 37,2% no volume de profissionais empregados. No segmento de produção de metal, a queda foi de 8%. Vale citar ainda a retração da área de vestiário – 7,4%.

Horas pagas
O IBGE divulgou também que o número de horas pagas pelas indústrias caiu 5,2% no Paraná. Conforme a pesquisa, a redução é explicada pela queda de 43,4% no pagamento nos ramos de máquinas e parelhos eletroeletrônicos e de comunicações, meios de transporte (-9,2%), produtos de metal (-10,9%) e outros produtos da indústria de transformação (-7,2%). No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, a redução no Paraná foi de 4,3%. Com relação a folha de pagamento, o acumulo dos quatro primeiros meses do ano é positivo – 3%.