Os moradores de Castro, na região dos Campos Gerais do Paraná, são convidados a participar de uma audiência pública, na terça-feira (18).
O poder público vai apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico para que seja discutido com a população. A reunião é aberta a toda comunidade e começa às 9h, no Centro de Juventude Wallace Tadeu de Mello e Silva.
Segundo a diretora municipal de Meio Ambiente, Maria Inez Pedrosa Machado, o objetivo é aprovar o plano no que diz respeito ao abastecimento de água e ao sistema de esgoto. “Durante a audiência, nós vamos mostrar onde vai haver investimento, tanto na área urbana quanto na rural”, explica.
A diretora informa que a maioria dos bairros da área rural possui abastecimento de água. “Não existe falta de água nesses locais, exceto em época de estiagem. A sorte é que Castro é um município muito rico em mananciais. O que precisamos é melhorar a qualidade de água nessas regiões”, completa. Quanto ao esgoto, Maria Inez conta que 80% da rede de Castro é tratada. Desde que a estação de tratamento foi implantada na cidade, no fim da década de 90, ela comenta que a qualidade dos rios São Cristóvão e Iapó, que passam dentro do município, melhoraram.
Durante a audiência, a população pode tirar dúvidas, sugerir ações e obter informações a respeito do planejamento no município. “A participação popular tem o direito de mudar algum plano. Se a maior parte das pessoas achar que precisa alterar um dos investimentos, nós vamos mudar”, afirma. Segundo ela, as alterações precisam estar em conformidade com o orçamento previsto para 2014.
Maria Inez avisa que dúvidas pontuais, como problemas no abastecimento ou no esgoto de casa, situações que envolvem apenas uma rua, devem ser esclarecidas diretamente na prefeitura ou na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).