A Prefeitura de Guarapuava, na região central do Paraná, vai orientar a população sobre o diagnóstico precoce da tuberculose. A ação vai marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e será no calçadão da XV de Novembro, das 9h às 15h desta terça-feira (24).
Agentes comunitários de saúde e funcionários do Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária vão distribuir panfletos e conversar sobre a doença com as pessoas que passarem na XV de Novembro. Segundo a prefeitura, os postos de saúde e os grupos de diabéticos e hipertensos também terão atividades educativas sobre o tema até sexta-feira (27).
De acordo com a coordenadora do Programa de Tuberculose da prefeitura, Marlene Terezinha Borecki, a cidade teve 33 casos da doença em 2014, com três mortes. Em 2015, já foram seis notificações, sem óbitos.
Segundo Marlene, o tratamento dura seis meses e é feito na rede pública de saúde. Entre os sintomas da doença estão: tosse há mais de três semanas, falta de apetite, suor noturno, cansaço e febre, principalmente à tarde.