Conferência em Guarapuava discute políticas públicas e direitos de LGBTT

Noticias de Guarapuava

A I Conferência Municipal de Guarapuava e Região de Políticas e Direitos Humanos de LGBT+, na região central do Paraná, ocorre em 20 de outubro.

Para participar, basta se inscrever gratuitamente até o dia 16, pela internet. O evento pretende discutir a criminalização da violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Ainda segundo a organização da conferência, a efetividade do plano estadual de políticas públicas de promoção e de defesa dos direitos para o enfrentamento à violência deve ser analisada. Ainda durante o evento, são propostas estratégias para a implementação das ações do plano estadual e do Sistema Nacional de Promoção da Cidadania e Enfrentamento à Violência Contra a População LGBTT.

Programação
O encontro começa às 8h e segue até as 17h, na Faculdade Guairacá. A partir das 9h, tem início a palestra com a coordenadora do Transgrupo Marcela Prado (de Curitiba), Rafaelly West. Já a partir das 13h, os participantes são organizados em quatro grupos para debater os seguintes temas:

- Políticas Transversais, Participação Social e Sistema Nacional LGBTT;
- Educação, Cultura e Comunicação em Direitos Humanos;
- Segurança Pública e Sistemas de Justiça na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da População LGBTT;
- Marcos Jurídicos e Normativos para o Enfrentamento à Violência contra a População LGBTT.

Cada grupo propõe ações que aprimorem as políticas públicas. As propostas passam por aprovação e são encaminhadas para a III Conferência Estadual dos direitos LGBT. Já a eleição de delegados para a etapa estadual está programada para ocorrer a partir das 16h. Para se inscrever para o cargo, é necessário fazer a inscrição via ofício.

A conferência é promovida pelas secretarias municipais de Assistência Social, de Educação, de Saúde e de Políticas Públicas Para Mulheres. O Ministério Público (MP), a 5ª Regional de Saúde e o Núcleo Regional de Educação, além dos sindicatos dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sidicato) e dos Servidores, Funcionários Públicos e Professores Municipais de Guarapuava (Sisppmug), também apoiam o evento.

Veja o horário de cada atividade abaixo:
8h – Credenciamento;
8h30 – Abertura;
9h30 – Palestra com a coordenadora do Transgrupo Marcela Prado, Rafaelly West.
12h – Intervalo para almoço;
13h – Apresentação cultural;
13h30 – Encaminhamento para discussão dos eixos;
16h – Plenária e escolha dos delegados;
17h – Encerramento e entrega de certificados.

Serviço
A Faculdade Guairacá fica na Rua XV de Novembro, 7050, no Centro de Guarapuava. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (42) 3622-1342.