Os vereadores de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, realizou a quarta sessão extraordinária da Câmara Municipal nesta sexta-feira (31).
Os parlamentares se reuniram para formar as comissões do período legislativo de 2014, que analisam os projetos antes de serem encaminhados para a votação. A sessão desta sexta-feira começou por volta das 10h30 e terminou perto das 17h.
Na Câmara de Ponta Grossa, são sete comissões: legislação e justiça, finanças, saúde, educação e esporte, obras, direitos humanos e agricultura. As comissões de justiça e de finanças são compostas por cinco vereadores cada, pois a demanda de análise de projetos é maior. Segundo a Câmara de Vereadores, todos os projetos precisam passar pela comissão de justiça. Já a comissão de finanças é responsável por verificar se o projeto pode, ou não, ir para o plenário, baseado no impacto no orçamento do município. O restante das comissões é composto por três vereadores cada.Cada vereador precisa participar de, pelo menos, uma comissão. A exceção fica para o presidente e o primeiro-secretário, que não participam. De acordo com a Câmara, os vereadores não ganham a mais para participar das comissões. A formação das comissões vale por um ano. Veja abaixo a lista completa com os vereadores escolhidos para compor cada uma das comissões.
Além da escolha dos integrantes das comissões, os vereadores votaram e aprovaram o projeto que prevê o repasse de R$ 8,5 milhões para 29 entidades municipais. O projeto foi aprovado, por unanimidade, em duas votações, segundo o presidente da Câmara, Aliel Machado (PC do B).
Os parlamentares entraram em recesso no dia 15 de dezembro de 2013 e retomam às atividades atividades de tramitação de leis e de projetos no dia 17 de fevereiro. No dia 17 de janeiro, os vereadores foram convocados para uma outra sessão extraordinária, na qual foram votados seis projetos.