Duas obras da Copa em Curitiba só devem ficar prontas depois dos jogos

Politica

A Prefeitura de Curitiba confirmou, neste sábado (8), que duas obras previstas para a Copa do Mundo só devem ser concluídas depois do evento.

A primeira, o Terminal  Santa Cândida, era uma das mais alardeadas no momento da liberação dos recursos federais para as construções. Porém, a menos de 100 dias dos jogos, apenas 30% da obra já foi concluída.

A outra obra é alça de ligação à Avenida Salgado Filho, onde também houve atrasos que impediram a realização das obras a tempo da Copa do Mundo. As duas obras receberam dinheiro do PAC da Copa, para serem concluídas. Com o atraso, os governos municipal e estadual tiveram que pedir ao Ministério das Cidades que transfira as duas construções para o PAC da Mobilidade Urbana, com o objetivo de garantir a liberação de recursos federais para terminar as duas obras.A obra do terminal era uma das mais aguardadas para o legado que a Copa do Mundo deixaria na cidade. Orçada em quase R$ 12 milhões, ela tinha previsão de ficar pronta em fevereiro deste ano. Além da ampliação do terminal, a mudança previa a instalação do Ligeirão Norte, um ônibus que ligaria a região norte da cidade ao bairro Batel, com menos paradas e com a redução no tempo da viagem.

Segundo o secretário de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro, a obra do terminal não influencia em nada na realização dos jogos em Curitiba. Cordeiro acumula também o cargo de secretário municipal da Copa.

Outras duas obras que estavam previstas no lançamento do projeto para a realização da Copa em Curitiba também deixarão de ser realizadas. Uma delas era a requalificação da Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. A outra beneficiaria os municípios da Região Metropolitana, com a requalificação das vias do Corredor Metropolitano. Juntas, elas custariam R$ 151,8 milhões, mas nem saíram do papel.