MP denuncia ex-prefeito de São João do Triunfo, no PR, por improbidade

Politica

O ex-prefeito de São João do Triunfo, na região Sul do Paraná, Luiz de Lima (sem partido), e o ex-secretário de Obras, Transporte e Serviços do município, Joelson Wenrte, foram denunciados pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) por efetuarem o pagamento  de serviços especificados em contrato para que não foram prestados.

De acordo com o MP-PR, a prática se encaixa como ato de improbidade administrativa. A ação pede a suspensão dos direitos políticos e ressarcimento integral dos prejuízos aos cofres municipais, que chegou a  R$ 65,9 mil, segundo a promotoria. A ação foi ajuizada no dia 29 de janeiro e divulgada pelo MP-PR na segunda-feira (3).

Lima administrou a cidade entre 2005 e 2012. Já o ex-secretário atuou no cargo durante o segundo mandado do ex-prefeito, entre 2009 e 2012. Conforme o MP-PR, as investigações começaram após o pedido da atual administração do município, que identificou as irregularidades em processos licitatórios e solicitação de serviços da gestão passadaSegundo a promotoria, um processo licitatório para a contratação de serviços para a reforma de caminhões e ônibus pertencentes à frota de veículos do município foi aberto em março de 2012. Depois de os veículos serem encaminhados para a sede da empresa vencedora da licitação, que também foi denunciada pelo MP-PR na mesma ação, o secretário, à época, emitiu relatório de vistoria, atestando a prestação total do serviço por parte da empresa. Com isso, o pagamento integral do serviço foi feito.

A nova administração solicitou a realização de uma vistoria nos veículos, de acordo com a promotoria. Porém, a inspeção verificou que alguns serviços não foram executados conforme o previsto no contrato e que outros sequer foram prestados. A promotoria exemplifica com o caso de um caminhão, que deveria ter sido reformado e pintado. No contrato consta que a cabine, o chassi e a carroceria deveriam receber pintura. Contudo, a promotoria alegou que nem carroceria o caminhão citado no contrato tinha.