Na manhã desta segunda-feira (19), no Paço Municipal, o prefeito Cesar Silvestri Filho recebeu empresários alemães que afirmaram interesse na instalação de uma filial da empresa Horsch em Guarapuava.
Durante a visita, o prefeito enumerou as várias potencialidades que a cidade oferece à empresa. “Nosso setor industrial está em franco desenvolvimento e estamos atraindo novas empresas. Uma das vantagens é sua localização geográfica, bem no Centro do Paraná, facilitando a distribuição logística. A Horsch seria a primeira empresa no ramo de implemento agrícola, gerando estímulo e interesse”, reforça.
Segundo o diretor-proprietário da empresa alemã, Traugott Horsch, Guarapuava tem muitos elementos que podem colaborar com a instalação da empresa. "Fiquei muito satisfeito com esta primeira visita", opina. O responsável pela empresa no Brasil, Denis Epp, informou que a Horsch tem filiais em vários países, como Estados Unidos, Rússia e Ucrânia. “Neste momento estamos procurando novas fronteiras e estudamos o Brasil há três anos. Nós percebemos que o produtor brasileiro está capitalizado e, cada vez mais, investindo em tecnologia. Guarapuava tem uma infraestrutura e uma logística bem interessantes”, avalia.
A empresa alemã produz implementos agrícolas de alta tecnologia. "A Horsch, uma empresa familiar que está em sua primeira geração, já conquistou seu espaço e possui um alto faturamento alto", ressalta Epp, acrescentando que os investidores devem definir a cidade para a instalação da nova unidade até março, para que logo sejam iniciadas as obras. Também participaram da reunião os secretários municipais de Habitação, Flávio Alexandre, Executivo, Nélio Gomes da Costa, e de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, e o vereador Celso Costa. O prefeito e os visitantes estiveram na UTFPR e no terreno onde está sendo construída a unidade fabril da Araupel. "Dois meses após o lançamento da pedra fundamental da Araupel, vemos que as obras estão avançando muito rápido", constata Cesar Filho.