Vendas do comércio do Paraná caem 6,8% em março

Politica

As vendas do comércio paranaense recuaram 6,8% em março, em relação ao mesmo mês de 2013. A queda registrada ficou acima da média nacional, que registrou redução de 5,7%, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O levantamento mostrou que o setor de equipamentos para escritório, informática e comunicação foi o que mais contribuiu para a desaceleração das vendas, com 31% negativos em relação a março de 2013. O setor de veículos, motocicletas, partes e peças caiu 15%; móveis caiu 6,8%; livros, jornais, revistas e papelaria caiu 6,3%; hipermercados e supermercados caiu 4,1%; e tecidos, vestuário e calçados caiu 4%.
Apesar da queda em março, o comércio varejista do estado se expandiu 5,4% no acumulado de dozes meses que terminou em março de 2014. Neste cenário, o resultado foi maior do que a média nacional, que ficou em 3,2%. O segmento de eletrodomésticos contribuiu para o crescimento, com aumento de 13,4%, seguido de combustíveis e lubrificantes, com 12,6%; livros, jornais, revistas e papelaria, com 10,9%; artigos farmacêuticos e de perfumaria, com 10,4%; e materiais de construção, com 9,2%.
Se considerado apenas o primeiro semestre de 2014, o comércio do estado cresceu 1% - atrás da média nacional de 2,1%. Neste acumulado, contribuíram positivamente os ramos de combustíveis e lubrificantes, com 12%; eletrodomésticos, com 9,5%; artigos farmacêuticos e de perfumaria, com 7,8%; e artigos de uso pessoal e doméstico, com 7,3%.