Ponta Grossa prorroga prazo para pagar primeira parcela do IPTU

Politica

O prazo para efetuar o pagamento da primeira parcela do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) foi prorrogado em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, pela prefeitura, nesta terça-feira (18).

O vencimento do imposto seria na quinta-feira (20), mas foi prorrogado até o dia 10 de março. Conforme a prefeitura, o contribuinte que desejar pagar o IPTU 2014 à vista terá 20% de desconto até a data prevista.

Segundo a prefeitura, a prorrogação do prazo foi necessária para que fossem feitas adequações em relação à taxa de cobrança da coleta de lixo e as alterações do carnê de pagamento do imposto. Além disso, a prefeitura afirmou que a greve dos Correios prejudicou a entrega dos carnês de pagamento.

Contudo, a prefeitura reforça que mesmo com a prorrogação no prazo, as condições de pagamento continuam as mesmas: em caso de parcelamento em dez vezes, não haverá desconto. A primeira parcela para a opção a prazo vence no dia 10 de março e as demais, no dia 10 de cada mês. Já o vencimento da taxa de coleta de lixo é no dia 30 de março. No entanto, esse imposto não tem a opção de desconto à vista. Se a decisão do contribuinte for pelo parcelamento, o valor será cobrado no dia 30 de cada mês.A prefeitura espera arrecadar cerca de R$ 40 milhões com o pagamento do imposto. De acordo com a secretaria de Gestão Financeira, neste ano, o valor do IPTU da maioria dos contribuintes sofreu reajuste conforme a reposição da inflação, o que corresponde a um acréscimo de 6,82%. Já para donos de terrenos baldios em conservação, abandonados, sem muros ou sem calçadas, o imposto aumentou em até 50%.

A prefeitura informou que, no total, foram emitidos 127 mil carnês e que, deste número, 115 mil estão sendo entregues nas residências. Entretanto, caso a entrega não seja efetuada dentro do prazo de vencimento da parcela, os contribuintes podem retirar os carnês na prefeitura. Além disso, o talão do IPTU e da taxa de lixo podem também ser impressos pela internet. O serviço é gratuito e pode ser feito por meio de um site disponibilizado pela prefeitura.  

Os contribuintes que tiverem dúvidas sobre os valores do IPTU podem pedir revisão no prazo de até 60 dias. Para isso, é preciso comparecer à Praça de Atendimento da Prefeitura, localizada na prefeitura, na Avenida Visconde de Taunay, 950, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h.