Audiência pública define que Curitiba não terá feriados em jogos da Copa

Noticias do dia

Uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Curitiba, nesta segunda-feira (24), definiu que a Casa não vai dar andamento a nenhum projeto de lei que contemple feriados em dias de jogos da Copa do Mundo na cidade.

Em vez disso, eles decidiram sugerir à prefeitura que decrete ponto facultativo nessas datas. Nas próximas semanas, a Câmara deve enviar ao prefeito Gustavo Fruet (PDT) um parecer sobre as discussões desta segunda-feira.

 A cidade vai receber quatro jogos da Copa, todos da primeira fase. O primeiro será entre Irã e Nigéria, no dia 16 de junho, uma segunda-feira. Os outros serão Honduras e Equador (dia 20, sexta-feira), Austrália e Espanha (dia 23, segunda-feira) e Argélia e Rússia (dia 26, quinta-feira).

A reunião contou com a presença de diretores de várias entidades ligadas ao comércio, indústria e entretenimento e foi conduzida pelos parlamentares que integram a Comissão da Copa. Durante o debate, os vereadores levantaram a possibilidade de feriados nos dias 16, 20 e 26 de junho. No dia 23, será feriado nacional, em função da partida entre Brasil e Camarões.

Durante o debate, a maior parte dos representantes foi contra a criação de feriados municipais nas partidas de Curitiba. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Fabio Aguayo, acabou se posicionando a favor do ponto facultativo. Os demais empresários foram contra qualquer tipo de feriado na cidade. Eles alegam que isso traria prejuízos tanto às empresas quanto aos funcionários.