A produção industrial caiu em 11 dos 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na passagem de janeiro para fevereiroOs dados constam da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional), divulgada nesta sexta-feira.
Na série com ajustes sazonais, o Estado de Minas Gerais teve o pior desempenho entre as regiões, com baixa de 11,1% na produção industrial em fevereiro na comparação com janeiro, seguido por Bahia (-3,7%), Pernambuco (-3,2%) e Ceará (-3,2%).
Por outro lado, Goiás teve o melhor desempenho, com alta de 5% em fevereiro ante janeiro, já descontados os efeitos sazonais.Na mesma base de comparação, o IBGE também observou altas nas produções de Rio Grande do Sul (+2,1%) e Santa Catarina (+0,4%).
Em fevereiro, a produção da indústria nacional teve queda de 2,5%, ante janeiro.
Comparação anual
Na comparação com fevereiro de 2012, a produção industrial nacional recuou 3,2%, com baixas em dez dos 14 locais pesquisados. As taxas negativas mais intensas foram observadas no Espírito Santo (-13,4%), Minas Gerais (-9,8%) e Pará (-7,2%).
Por outro lado, Goiás (9,1%) mostrou a expansão mais elevada, seguido por Rio de Janeiro (3,6%), Rio Grande do Sul (2,0%) e Ceará (0,9%).