Votação ocorreu nesta quarta na Câmara de Ponta Grossa (Foto: Paulo Martins/RPC)
A Câmara Municipal de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, rejeitou o projeto de lei que sugeria a redução no número de vereadores. A votação foi na tarde desta quarta-feira (22).
Confira abaixo como cada vereador votou.
O projeto de lei, de autoria do vereador Pascoal Adura (PMDB), sugeria a redução de 23 para 19 parlamentares e entraria em vigor em 2017. Para ser aprovado, o projeto precisaria de 16 votos, ou seja, dois terços da Casa, por sugerir uma modificação na Lei Orgânica Municipal (LOM).
Entretanto, a proposta teve 12 votos favoráveis e 10 contrários. Um vereador faltou à sessão. A rejeição foi acompanhada por dezenas de pessoas que estavam nas galerias. Houve momentos de discussão entre alguns eleitores e os vereadores no plenário.
Conforme a Câmara, o projeto foi arquivado. Em 2013, os vereadores já tinham rejeitado um projeto de lei que sugeria a diminuição de 23 para 15 parlamentares.
A Câmara de Ponta Grossa tinha, até a legislatura passada, 15 vereadores. Um projeto de lei aprovado em 2011 aumentou o número de cadeiras para 23, que é o teto permitido em lei para a quantidade de habitantes do município.
A decisão desapontou a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg). “Avaliamos que a Câmara de Ponta Grossa perdeu uma grande oportunidade de dar um exemplo para o estado e para o país, principalmente em função da situação econômica dos municípios”, disse o presidente da Acipg, Nilton Antônio Fior.
Em nota divulgada na terça (21), a Acipg defendia a redução para nove parlamentares. Conforme a Câmara, os gastos mensais por gabinete, incluindo um vereador e três assessores parlamentares, é de R$ 19,2 mil. O valor é referente apenas à folha de pagamento. O salário de cada parlamentar é de R$ 10,06 mil.
Confira os vereadores que votaram favoráveis à redução:
Adélia Souza (PSD)
Allyson Zampieri (PPS)
Antonio Aguinel (PC do B)
Antonio Laroca Neto (PDT)
Daniel Milla (PSDB)
George de Oliveira (PMN)
Pascoal Adura (PMDB)
Pietro Arnaud (PTB)
Romualdo Camargo (PSDC)
Sebastião Mainardes (DEM)
Walter José de Souza – Valtão (PROS)
Maurício Silva (PSB)
Veja os vereadores que votaram contra o projeto:
Altair Nunes Machado – Taíco (PTN)
Amauri Manosso (PT)
Delmar Pimentel (PP)
Izaías Salustiano (PSDC)
Jorge Rodrigues Magalhães – Jorge da Farmácia (PDT)
Nilsão Ribeiro (PT)
Luiz Bertoldo da Silva (PRB)
Marcio Schirlo (PSB)
Marcelo de Barros – Professor Careca (SDD)
Rogério Mioduski (PPS)
Ausência
Ezequiel Bueno – Pastor Ezequiel (PRB)