Preço do quilo da cebola mais do que dobrou nos
últimos oito meses (Foto: Reprodução/TV Mirante)Uma pesquisa de preços realizada pelo Procon de Maringá, no norte do Paraná, mostra que a principal vilã da cesta básica na cidade, entre outubro de 2014 a julho de 2015, foi cebola.
O levantamento foi realizado em oito supermercados da cidade e o Procon pesquisou o preço de 77 produtos. De acordo com a pesquisa, o grupo de produtos que mais sofreu reajuste foi o dos produtos de higiene e limpeza, com aumento de 59,71%. Em seguida, apareceram os hortifrutigranjeiros com variação de 46,43%.
No grupo dos produtos de higiene, o pacote com quatro rolos de papel higiênico de folha simples foi o que teve maior aumento. Comparando os preços praticados em outubro de 2014 a julho deste ano, o consumidor está pagando 195,92% mais caro pelo pacote. Na sequência, aparecem o sabonete e o creme dental, com uma variação de 72,11% e 61,52% respectivamente.
Já dentre os produtos do grupo de hortifrutigranjeiros, a cebola é a vilã quando se fala em aumento de preço. Mas, em contrapartida, o preço do quilo da banana caturra reduziu 21,89%.
A pesquisa mostra ainda a diferença de preços entre os supermercados consultados. Em alguns produtos, os consumidores podem gastar mais de 250%, conforme o local da compra. A pesquisa completa pode ser conferida no site do Procon de Maringá.