Servidores da Unioeste e do HU de Cascavel decidem suspender greve

Noticias de Guarapuava

Segundo o sindicato, a maioria dos servidores votou pela suspensão (Foto: Reprodução RPC)Segundo o sindicato, a maioria dos servidores
votou pela suspensão da greve
(Foto: Reprodução RPC)

Os servidores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HU) decidiram suspender a greve que começou no dia 24 de abril.

Os trabalhadores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos do Ensino Superior do Oeste do Paraná (Sinteoeste) fizeram assembleia na tarde desta quinta-feira (25), em Cascavel, no oeste do  Paraná.

Conforme a presidente do Sinteoeste, Gracy Kelly Bourscheid, cerca de 200 servidores participaram da assembleia e a maioria votou pela suspensão da paralisação, porém os funcionários permanecem em estado de greve. "Ainda tem pautas pendentes e a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) se comprometeu a atender, como por exemplo, a nomeação de técnicos e professores que estão aptos a assumir o cargo", explicou.

Ainda de acordo com o Sinteoeste, os servidores retornam ao trabalho na sexta-feira (26). Já os professores voltaram ao trabalho nesta quinta-feira e na sexta estarão em sala de aula. A Unioste não se pronunciou sobre a data de início oficial da aulas. Uma reunião do Conselho Universitário deve definir como será feita a reposição das aulas.

Essa foi a segunda greve da categoria neste ano. A primeira paralisação, no dia 19 de fevereiro, foi motivada, principalmente, porque a categoria foi contra o Projeto de Lei que pretendia mudar o Regime Próprio de Previdência Social. A paralisação foi suspensa no dia 12 de março após negociações com o governo, mas como o Projeto de Lei voltou para ser votado pelo Poder Legislativo, a greve foi retomada.

Além disso, os servidores pediam reajuste nos salários de 8,17%. Porém, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou o projeto do governo estadual de reajuste de 3,45%, com novos aumentos até maio de 2018.

Desde o dia 20 de maio, o sindicato reduziu para 30% os atendimentos no ambulatório do HU. O atendimento no hospital também volta ao normal na sexta-feira.

Professores
Na quarta-feira (24), os professores que fazem parte do Sindicato de Docentes da Unioeste (Adunioeste) decidiram encerrar a greve que começou no dia 22 de abril. A decisão foi tomada durante assembleia no auditório do campus da universidade em Cascavel.

Ao todo, a universidade tem mais de 13 mil estudantes nos cinco campi da região oeste e sudoeste do estado. Confira em quais outras universidades estaduais do Paraná a greve também foi encerrada.

Professores da Unioeste paralisam atividades e reivindicam contratações (Foto: Unioeste/Divulgação)Conselho Universitário deve definir como será a reposição das aulas  (Foto: Unioeste/ Divulgação)