Prefeitura de Castro vistoria vans e ônibus de transporte de estudantes

Noticias de Guarapuava

São verificados a parte elétrica e mecânica, os pneus, o tacógrafo, o estado de conservação dos ônibus e vans, os extintores, os cintos de segurança, entre outros (Foto: Divulgação/Prefeitura de Castro)Vistoria dos ônibus será de 13 a 16 de julho
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Castro)

A Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comutran), ligada à Prefeitura de Castro, na região dos Campos Gerais do Paraná, inicia nesta segunda-feira (6) a vistoria de veículos de transporte de estudantes no município.

A fiscalização termina no dia 16 de julho e é obrigatória.

A fiscalização será dividida em duas etapas. Primeiro, as vans particulares serão vistoriadas entre esta segunda e sexta-feira (10). A checagem das vans ocorre no Parque Lacustre, em frente à Guarda Municipal.

Em seguida, serão fiscalizados os ônibus contratados pela prefeitura para o transporte de alunos da zona rural. A ação será entre os dias 13 e 16 de julho no pátio da Secretaria Municipal de Educação.

A vistoria vai ocorrer das 9h às 17h. Segundo a prefeitura, antes de levar o veículo para a fiscalização, o proprietário deve ir ao setor de tributação da prefeitura e pagar a taxa de vistoria, no valor de R$ 64,58.

O boleto do pagamento da taxa e a apólice do seguro do veículo devem ser apresentados pelo transportador no dia da vistoria.

São verificados a parte elétrica e mecânica, os pneus, o tacógrafo, o estado de conservação dos ônibus e vans, os extintores, os cintos de segurança, entre outros. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Castro)Extintores serão fiscalizados durante a vistoria
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Castro)

Conforme a secretária municipal de Segurança Pública, Regina Vassão Iezak, serão conferidos os itens obrigatórios, como extintores e tacógrafos, para a segurança dos alunos transportados.

A vistoria é semestral. Após a confirmação de todos os itens exigidos, a Comutran vai emitir um selo provisório, e a prefeitura vai conceder o alvará. Depois do alvará, a Comutran vai fornecer a autorização definitiva. A certificação será válida até fevereiro de 2016.

O condutor pego transportando estudantes em um veículo que não passou pela vistoria pode perder o alvará e ficar dois anos sem exercer a atividade.

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir um veículo sem ter a autorização para transportar estudantes é infração grave. A multa custa R$ 127,69, e o veículo é retido até a regularização.