Festa deve servir três toneladas de polenta em Guarapuava

Noticias de Guarapuava

Cerca de três toneladas de polenta estão sendo preparadas para a 2ª Festa da Polenta em Guarapuava, na região central do Paraná, que começa na quarta-feira (30).

O evento, que segue até o domingo (4), irá vender sete pratos tendo a polenta como o ingrediente principal, entre eles está o x-polenta, a mini pizza de polenta e o escondidinho. Também haverá polenta frita, polenta fria e brustolada, que é servida com queijo, bife ou bisteca suína.

Além dos pratos feitos com polenta, também haverá a partilha de um queijo gigante de 250 kg, o tombamento de uma panela com capacidade para 800 litros cheia de polenta, concurso da melhor história sobre polenta, concurso de quem come mais o alimento e shows de humor. O evento será realizado no Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Bonsucesso.
Na quarta-feira, a festa começa a partir das 20h30, após uma missa que inicia às 19h. Conforme a organização, durante todos os dias de evento haverá uma celebração religiosa, às 19h, para anteceder o início da venda dos pratos, que ocorre apenas a noite. A exceção é no domingo, em que a missa começa às 18h e, em seguida, haverá a partilha do queijo gigante. A organização informou que foram utilizados 5 mil litros de leite na produção do queijo.

Ainda de acordo com a organização, o "tombo da polenta" serve para simbolizar a festa e mostrar à população a polenta desgrudando da panela, o que significa que o alimento está pronto para ser servido, segundo os organizadores. O "tombamento" será feito em todos os dias de festa, às 20h30.

Já os concursos, que são inéditos na programação do evento, ocorrem na sexta-feira (2). Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no local. No concurso que irá escolher a melhor história de polenta, os participantes podem contar piadas ou histórias engraçadas relacionadas ao prato.
A polenta é produzida de maneira artesanal por centenas de cozinheiras voluntárias. A preparação para o evento deste ano começou há uma semana e continua durante os dias de festa. Segundo a organização, a quantidade de polenta produzida para a edição deste ano da festa é três vezes maior em relação ao ano passado.