CMDCA divulga a relação dos 173 candidatos ao Conselho Tutelar

Noticias de Guarapuava

Ponta Grossa possui três conselhos tutelares (Foto: Reprodução/RPC)Ponta Grossa possui três conselhos
tutelares (Foto: Reprodução/RPC)

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, divulgou no Diário Oficial do município na terça-feira (7) os nomes dos 173 candidatos aptos às eleições para a composição dos três conselhos tutelares do município.

A relação pode ser conferida no Diário Oficial. Os detalhes do processo estão no site do CMDCA. Os interessados na função puderam se inscrever até 15 de maio. Os inscritos passaram pela análise da documentação e por um teste de conhecimentos.

O conselho é o responsável pelas eleições. O órgão recebeu 354 inscrições de interessados em disputar as eleições.  A escolha ocorre no dia 4 de outubro, em locais e horários a serem definidos. 

Cada eleitor poderá votar em apenas um candidato. Os 15 mais votados serão eleitos e empossados no dia 10 de janeiro de 2016 para um mandato de quatro anos.

Uma lei federal de 2012 alterou a forma de escolha dos conselheiros tutelares em todo o país. Conforme o CMDCA, a partir deste ano, todos os eleitores poderão escolher os conselheiros do município. Apesar disso, a votação não é obrigatória.

Em Ponta Grossa, o salário dos conselheiros é de R$ 2,3 mil. Os conselheiros têm a função de zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).