Acordo prevê criação de parque municipal em área verde de Irati

Noticias de Guarapuava

Mata tem cerca de 14 hectares e fica no Centro de Irati (Foto: Divulgação/Movimento Preserva Irati)Mata tem 140 mil metros quadrados e fica no Centro de Irati (Foto: Divulgação/Movimento Preserva Irati)

Um projeto de construção de um parque municipal para a preservação da Mata dos Gomes, em Irati, na região central do Paraná, foi apresentado nesta quarta-feira (1º) na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), em Curitiba.

O projeto é resultado de um acordo entre a Prefeitura de Irati e a empresa Aurora Centennial, que é proprietária da área.

Segundo a Sema, a prefeitura vai comprar 70 mil metros quadrados do total de 140 mil metros quadrados da área.

O valor da aquisição está em estudo. Segundo a Sema, o decreto municipal de criação do parque deve ser assinado ainda no mês de julho.

A empresa deseja construir um loteamento residencial na área. Entretanto, desde março de 2015, o loteamento está suspenso após um acordo entre a Sema, a prefeitura e a empresa.

Corte de árvores foi embargado
O acordo de suspensão ocorreu após o embargo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a respeito do corte de árvores nativas no terreno. O embargo também ocorreu em março de 2015. O Ibama divulgou, na época, que 1,5 hectare de mata nativa já tinha sido derrubado.

O movimento ambientalista Preserva Irati foi contrário ao loteamento no terreno. O grupo recebeu o apoio da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e do Instituto de Justiça Ambiental de Porto Alegre.

Os movimentos conseguiram uma liminar judicial impedindo a continuidade da obra, em 2014. Entretanto, a decisão foi derrubada e o empreendimento foi retomado.

A integrante do movimento Preserva Irati, Fabiana Orreda, disse nesta quarta que a formalização de um parque municipal ainda precisa ser discutida por causa do embargo do Ibama.

“Em nenhum momento queremos que a empresa seja prejudicada, mas entendemos que uma área verde é fundamental para a saúde da população”, afirma.