Dois crimes repugnantes chocaram a sociedade chopinzinhense nas últimas semanas e ganharam repercussão na região, contudo as ações de repressão das polícias estaduais culminaram na identificação e prisão dos autores desses delitos.
O primeiro caso de estupro foi registrado no início da noite do dia 17, ocasião em que uma adolescente de 16 anos foi abordada por Roque Ezídio de Lima, 33, que num primeiro momento tentou roubar os pertences da vítima. Lima portava um simulacro de arma de fogo e, mediante violência e grave ameaça a levou para um matagal, onde após estrangular a vítima e causar seu desmaio, a estuprou.
Leonardo Guimarães, delegado de polícia da Delegacia de Chopinzinho, informa que de imediato foram iniciadas diligências, em conjunto com a Polícia Militar, para se chegar ao autor do crime, que foi preso na manhã do dia seguinte. Guimarães informa que Lima é considerado pela polícia como um criminoso contumaz, visto que em seus antecedentes criminais existem registros e condenações criminais da prática do crime de roubo seguido de estupro.
O caso mais recente de estupro ocorreu em meados de outubro desse ano, mas ganhou grande repercussão somente no início do mês de novembro devido a divulgação dos vídeos em redes sociais. Nesses vídeos Rudimar André Sangaletti, 21, ameaça um homem de 31 anos de morte, o agride e o força a manter relações sexuais com Patrique Fenili, 24. O delegado informa que assim que a Polícia Civil teve acesso ao material divulgado nas redes sociais foi iniciada investigação para identificação dos envolvidos, sendo posteriormente solicitado ao Poder Judiciário mandados de prisão preventiva para os autores, que foram cumpridos pelos policiais civis no último dia 24.
Durante as investigações do caso foi apurado que o estupro do homem foi planejado por Sangaletti, pois este homem teria assediado uma ex-namorada dele, sendo assim a violência sexual uma forma de retaliação contra esse assédio. Para Guimarães as prisões desses três estupradores representam um alívio à sociedade chopinzinhense, pois são crimes que pela sua repulsa, causam grande clamor social: “as investigações foram conduzidas de forma eficaz e devido ao trabalho integrado entre os órgãos de segurança, Ministério Público e Poder Judiciário conseguimos retirar de circulação esses criminosos e devolver a merecida tranquilidade aos moradores de Chopinzinho”.