Rebelião no PR: detentos entregam lista com reivindicações

Diversas

O grupo de detentos rebelados liberou um dos 11 agentes penitenciários mantidos refém na Penitenciária Industrial de Guarapuava, na região central do Paraná. Segundo a Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, antes de libertar o funcionários, os presos entregaram uma lista de reivindicações.

 As exigências foram entregues a negociadores da Polícia Militar (PM). Na lista há um pedido de transferência  de detentos para outras unidades prisionais do Estado. A assessoria, no entanto, não soube detalhar quantos e quem são os presos que pedem para ser remanejados. 

As reivindicações estão sob análise da Secretaria de Justiça, em conjunto com outros órgãos do governo estadual. Embora ainda não haja uma resposta, a entrega da lista já é vista como um avanço nas negociações.

 

Até o início desta tarde, mais de 24 horas do início do motim, 11 agentes penitenciários e dezenas de presos permenecem reféns. Na segunda-feira, 11 presos pularam do alto do predio e dois foram jogados pelo grupo que lidera o ato. Eles tiveram ferimentos leves e foram socorridos por equipes do Corpo de Bombeiros. 

 

Um agente penitenciário teve parte do corpo queimado com um produto químico. Ele foi levado ao hospital e já recebeu alta.

 

Este é o 21º motim com agentes feitos reféns neste ano.  As rebeliões mais recentes e longas foram registradas a partir de agosto, em Cascavel, Cruzeiro do Oeste e em Piraquara, que teve duas rebeliões em menos de quatro dias.