A Prefeitura de Guarapuava, na região central do Paraná, está instalando semáforos inteligentes nas ruas do município.
Os aparelhos são controlados por um simulador ou programa de computador que, a partir do número de carros e da velocidade com que eles circulam numa grande avenida ou região de uma cidade, por exemplo, determina os melhores tempos de verde e vermelho de cada sinal. A intenção é dar maior fluidez ao trânsito. Segundo a administração pública, foram investidos cerca de R$ 2 milhões nos aparelhos.
Com os novos equipamentos, os semáforos da Avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestre e da Rua Vicente Machados passam a ser sincronizados. Ou seja, quando o motorista mantém a velocidade indicada, ele pode contar com o sinal sempre verde. Os semáforos das duas ruas devem ser trocados nos próximos dias e continuam funcionando normalmente.
Entretanto, os novos semáforos que estão sendo instalados nos cruzamentos da Avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestre com a Avenida Nereu Ramos e a Rua Quintino Bocaiúva, além do cruzamento da Rua Vicente Machado com a Rua Comendador Norberto, entram em operação assim que todos os aparelhos terminarem de ser instalados. É necessário fazer a troca de todos os equipamentos das ruas para que eles sejam programados juntos. Enquanto os semáforos estão sendo instalados, uma luz amarela ficará piscando – que significa que os motoristas devem ser prudentes e respeitar os limites de velocidade e os pedestres.