MP oferta à Justiça nova denúncia contra vereadores de Guarapuava

Guarapuava

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) ofereceu à Justiça mais uma denúncia da Operação Fantasma II, que investiga vereadores de Guarapuava, na região central do Paraná.

 

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), para conseguir votos, políticos usavam serviços públicos para beneficiar seus próprios eleitores, prejudicando outras pessoas.

Tudo ocorreu, conforme o Gaeco, com o uso de servidores nomeados irregularmente.

A nova denúncia envolve o vereador Márcio Carneiro (PPS) e o ex-presidente da Câmara Municipal, Edony Klüber (PPS), além de dois servidores do Legislativo.

Segundo o MP, existem indícios de que Márcio foi "agraciado" com as nomeações irregulares de dois assessores por ter desistido da candidatura à presidência da Câmara de Vereadores para beneficiar a eleição de Edony.

Edony foi presidente do Legislativo entre 2013 e 2014. De acordo com o Gaeco, os assessores nomeados irregularmente atuavam como cabos eleitorais permanentes dos políticos envolvidos.

Em março, o MP-PR ofereceu outras três denúncias da mesma operação à Justiça, que também envolvem Edony e outros servidores da Câmara Municipal, além do vereador Celso Costa (PPS).

Uma Comissão Processante na Câmara de Vereadores também investiga o caso.

O outro lado
Todos os políticos e os servidores investigados foram afastados pela Justiça. Márcio Carneiro afirma que está à disposição da Justiça e que ainda não obteve a denúncia.

Ele também disse que todas as nomeações de servidores para o seu gabinete foram regulares e transparentes. Afirmou ainda que tudo será explicado com documentos e que nada foi feito para prejudicar alguém.

Edony Kluber e Celso Costa não se manifestaram sobre o assunto.