Paraná vai formar 20 mil alunos em cursos técnicos da rede pública

Recentes

O mercado de trabalho ganhará no fim deste ano cerca de 20 mil técnicos em agropecuária, farmácia, edificação, eletromecânica, portos, celulose e papel e em outras áreas. Os novos profissionais são alunos da rede estadual de educação que terminam a formação em dezembro, nos 354 colégios que oferecem cursos técnicos.

Durante o curso os estudantes são indicados pela escola para vagas em estágios em empresas conveniadas e muitos se formam com primeiro emprego garantido. “São jovens que saem da escola com a qualificação que o mercado exige e com a garantia do primeiro emprego, contribuindo para melhorar a renda da família e o desenvolvimento da região em que vivem”, disse o secretário de estado da Educação, Paulo Schmidt.

A formação técnica recebida pela aluna Edilaine de Jesus, no Colégio Estadual São Pedro Apóstolo, mudou sua vida. Contratada pelo Hospital Vita, em Curitiba, Edilaine está motivada com o emprego novo e com a renda melhor. “Tudo em minha vida melhorou depois que comecei a fazer o curso. A renda, a qualidade no serviço e a auto-estima”, disse Edilaine.

A aluna sempre quis fazer um curso técnico para conseguir um emprego melhor. “Eu fiquei sabendo que escola oferecia cursos gratuitos e me inscrevi. Depois de seis meses a minha vida mudou totalmente”, contou. Alguns meses depois de iniciar o curso, Edilaine passou em um concurso público no município da Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. No mesmo período começou a estagiar no hospital. “Abracei a oportunidade e agora pretendo continuar fazendo outros cursos e adquirir novos conhecimentos na área”, disse.

O estudante Vinicius Rodrigues Pires, 18 anos, terminará em dois meses o curso de eletrônica, no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria do rosário Castaldi, em Londrina, e tem planos para o futuro. “Com a experiência e conhecimento que adquiri pretendo fazer uma faculdade e seguir na área”, disse Vinicius.

AVANÇO – Para 2015, serão mais de 20 mil vagas para diversos cursos profissionalizantes oferecidos em 354 escolas, em 184 municípios. O Governo do Estado está ampliando em 80% a rede de Centros Estaduais de Educação Profissional. São 10 novas unidades em construção e oito já concluídas, o que representa um investimento de R$ 144 milhões.

Em Francisco Beltrão e Terra Roxa as aulas já iniciaram nos novos espaços. Em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, as aulas no novo Ceep devem começar já no início do ano letivo. Serão 1.260 vagas para cursos de mecatrônica, eletroeletrônica, edificações e logística.

Além de Fazenda Rio Grande, o Governo do Estado está construindo outros dois Ceeps na RMC. Em Campo Largo e Almirante Tamandaré as obras já estão adiantadas.

Ainda estão em andamento obras de ampliação e reforma de outras 23 escolas de ensino médio do Paraná que também oferecem cursos profissionalizantes.

Nos últimos três anos, os esforços para a melhoria da educação profissional no Paraná incluíram, ainda, a entrega de 571 laboratórios. As construções dos novos Ceeps, as obras de reformas e ampliações e os novos laboratórios fazem parte do Programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal, em parceria com o Estado.