Detran credencia novas clínicas para exames médicos especiais

Recentes

Pessoas com deficiência contam com duas novas empresas em Curitiba e Maringá. Serviço também está disponível em Pato Branco, Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Colorado...

Pessoas com deficiência contam com duas novas clínicas médicas credenciadas em Curitiba e Maringá. Com isso, já são seis empresas que oferecem o serviço aos motoristas que precisam de veículo adaptado para dirigir, por exemplo. O atendimento, que até 2012 era feito somente no Departamento de Trânsito (Detran) da Capital, é ofertado também em Pato Branco, Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Colorado.

“Ao descentralizar o atendimento, o tempo de espera pelos exames caiu de 12 meses, em 2010, para três meses em 2012 e chegou a uma semana em 2013. Com a mudança, os moradores destas regiões não precisam mais fazer viagens longas para fazer os exames e ganham mais comodidade” explica o diretor-geral do Detran em exercício, Ivaldo Patrício.

O valor pago pelos usuários continua o mesmo – R$ 82,83. Para cobrir os custos das clínicas privadas, que devem contar com dois médicos especialistas em medicina do tráfego para fazer os exames, o Detran subsidia parte do valor total. Além disso, os exames realizados na sede da autarquia, em Curitiba, são mantidos para todos os motoristas do Estado.

SUPERAÇÃO – Todos os anos são realizados, em média, 2 mil exames especiais no Paraná. A servidora pública Juliana Batistel, de 31 anos, fez o procedimento depois de um acidente de moto que levou à amputação da perna direita acima do joelho e exigiu uma série de adaptações em sua vida.

“Eu voltava do trabalho na garupa da moto do meu irmão quando um motorista com um carro fez uma conversão proibida e nos atingiu. Eu dirigia há seis anos, mas depois do acidente tive que aprender a frear e acelerar o carro com a perna esquerda. Para isso, tive que adaptar o carro com um sistema semiautomático para engatar a marcha. Além disso, o veículo passou a contar com um câmbio com sensor que, ao aproximar a mão, identifica a troca de marcha e, automaticamente, deixa o carro neutro”, conta.

Quando tinha 19 anos, o gerente comercial Ericson Rodrigues, hoje com 39 anos, sofreu um acidente durante uma atividade no trabalho e teve a mão amputada próximo ao pulso. Ele conta que teve muitas dificuldades, principalmente para voltar a dirigir.

“É preciso ser franco consigo mesmo e nunca devemos desistir, pois cada conquista é uma realização. Depois que superamos os limites, dirigir se torna um prazer. Temos uma sensação de controle da máquina e isso é importante para voltar a nossa rotina”, disse.

Confira a lista de clínicas médicas credenciadas ao Detran que oferecem o exame médico especial:

Peritran Clínica de Pericias Médicas e Psicológicas

Endereço: Rua João Alencar Guimarães, 95 - Santa Quitéria - Curitiba Telefone: (41) 3339-2846

Avaliarte Clínica Médica e Psicológica de Trânsito

Endereço: Av. João Paulino V. Filho, 625 - sala 22. Novo Centro. Maringá.

Telefone: (44) 3046-0001

TJF Avaliação Psicológica e Médica

Endereço: Rua Tapajós, n° 877 – Centro - Pato Branco.

Telefone: (46) 3224-4275

Clinicar Medicina e Psicologia do Tráfego

Endereço: Rua Cuiaba, 1008 - Jardim Maria Luiza - Cascavel.

Telefone: (45) 3222-2585

Rondotran Clínica de avaliação de condutores

Endereço: Rua Independência, 800 – Centro - Marechal Cândido Rondon.

Telefone: (45) 3284-1141

Melo Clínica Médica de Sanidade Física e Mental

Endereço: Rua Prefeito Rafael Gil, 571 – Centro - Colorado.

Telefone: (44) 3323-3402

Interessados em investir e aprender sobre a área de piscicultura podem participar de um curso gratuito promovido pela prefeitura de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná.