Agência do Trabalhador oferece 3 mil vagas de emprego

Hoje

As Agências do Trabalhador de Curitiba e da Região Metropolitana começaram 2016 oferecendo cerca de 3 mil vagas de emprego. Neste ano, o perfil da maioria dos postos de trabalho é para as áreas de serviços e comércio.

Em parte, a mudança no tipo de profissional buscado tem relação com a crise econômica, que levou ao fechamento de postos de trabalho na indústria.

Há vagas para pessoas com todos os níveis de experiência e escolaridade. Segundo o gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, Rafael Aurélio dos Santos, explica que o órgão também orienta os profissionais na escolha do emprego. “Nós também estamos passando para os trabalhadores a possibilidade de mudança de área, para que todos possam ser encaminhados para outras oportunidades e, também, numa dessas, entrar no mercado de trabalho”, conta.

Os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o índice de desemprego em Curitiba atingiu 6,8%, no terceiro trimestre de 2015. Buscando sair dessa estatística, Wesley Moreira procura uma vaga na área de vendas. “A minha experiência é em vendas. A minha expectativa é muito boa, de começar o ano com o pé direito, com uma vaga de serviço, empregado, porque a coisa não está fácil para se conseguir um serviço. Então, se conseguir, tem que se agarrar as forças”, diz.

Já Lucas Camilo tenta uma vaga como caixa de supermercado. Logo após o atendimento na agência, já foi encaminhado para uma entrevista, ali mesmo, com o empregador. Ele diz que está desempregado há três meses. “Foi muito difícil. Só a minha mãe mantendo a casa, pagando aluguel, água, luz. Agora, o ano é para prosperar, se levantar, não para diminuir mais”, acredita.

Para se candidatar às vagas da Agência do Trabalhador, é preciso ir a uma das unidades, portando o CPF, RG e a carteira de trabalho.