TRE dá início à distribuição de mais de 25 mil urnas no Paraná

Noticias Recentes

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deu início à distribuição das 25.875 urnas que serão utilizadas para as eleições neste domingo (5) em todo o estado às 7h deste sábado (4). Destas, 3.906 serão utilizadas em Curitiba.

Os equipamentos eletrônicos começaram a ser lacrados no dia 16 de setembro e serão distribuídos em 5.394 locais de votação em carros oficiais dos Correios.

No Paraná, quase oito milhões de pessoas estão aptas a votar. Os dados, divulgados pelo Tribunal Superior Eleitora (TSE), mostram que 7.865.950 eleitores poderão ir às urnas neste domingo, o que representa um aumento de 3,48% em relação ao pleito de 2010. As estatísticas ainda mostram que as mulheres são maioria, bem como os eleitores entre 45 e 49 anos.

Os dados do TSE ainda mostram que o Paraná está acima da média nacional com relação à biometria. Em 2014, quase dois milhões de eleitores do estado serão identificados através da impressão digital – 24,92% -, contra apenas 15,18% do eleitorado geral do Brasil. Eles estão distribuídos em dez cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Campo Largo, Tamarana, Doutor Camargo, Floresta, Ivatuba, Paiçandu e Balsa Nova.

Nas eleições deste ano, o eleitor votará em candidatos para cinco cargos: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Antes do voto, o eleitor precisa apresentar na seção eleitoral um documento com foto e colocar a digital (no caso do voto biométrico) ou assinar a lista.

Na urna, antes de confirmar o voto, é preciso checar se o número digitado e a foto estão corretos. É permitido levar um papel com os números de cada candidato, a chamada "cola".

Para justificar a ausência (casos de eleitores que estão fora do domicílio eleitoral), é preciso saber o número do título de eleitor.